Calor

calor

Anda toda a gente com neura por causa do calor. Não se dorme uma noite, na seguinte ainda menos se dorme, na outra piora e a neura pelos sonos mal dormidos faz-se sentir na impaciência e irritabilidade com que nos tratamos uns aos outros. Trabalho na Baixa, onde e apesar do rio espreitar todas as ruelas, se está como numa banheira quente a bachicar. Não há arejamento e o calor fica a boiar ao nível das nossas pernas que escorrem suores enquanto parados ao balcão dos cafezitos, cujo aparelho de ar condicionado ou está avariado ou desligado por causa da crise, a tomar a bica quente, mas absolutamente indispensável, da manhã.

Os carros nas ruas da Baixa apitam loucamente de manhã. Parece que está tudo doido, endiabrado, saltam homens pelas janelas dos carros a vociferar ameaças para a carrinha da frente com a cara suada e o bigode reluzente a pingar. Raios partam esta gente, nem os posso ver, não dormi nada a noite passada e nesta sonhei que me estavam a subir pelo prédio acima, me entraram na varanda da sala e me estavam a forçar a porta para entrar dentro de casa. Eu, com uma força hercúlea tentava fechá-la aos intrusos que vieram para me matar. Sei que me iam matar, talvez porque ontem às trezentas da noite fiz um reply ao mail que me chegou da Autoridade Tributária e Aduaneira a agradecer-me  o pedido de facturas que tenho feito aos serviços a que vou recorrendo e eu mandei-a pró caralho mais os agradecimentos e se calhar agora o Passos Coelho vai tentar matar-me porque não concebe a insubordinação civil, para mais vinda de uma mulher com emprego e que não mora fora de portas. Acordei assustada, como num filme quando a protagonista dá um salto e fica sentada na cama suada a arfar. Estava era com uma camisa de noite feiosa e não com uma daquelas brancas sedosas de alcinhas sensuais. Que se lixe!

Estou farta disto e de ainda por cima me dizerem de manhã que estou esquisita, que não se pode falar comigo, se tenho alguma coisa. Não pá, não tenho nada.

10 thoughts on “Calor

Diga-me...

