Arrecadação

2013-06-10 10.02.45

Meti obras na arrecadação da minha casa que tem 11 anos de acumulação de objectos tal boca escancarada na entrada do comboio fantasma na Feira Popular. Estava um nojo e de tal maneira cheia que já não se passava da ombreira da porta sendo impossível lá entrar.

Descobri trinta por uma linha lá dentro, coisas minhas de solteira, uma máquina de fazer abdominais, os cadernos da faculdade, um serviço de chá parolo que me deram de prenda de casamento, mil e quinhentas latas de tinta de todas as cores, azulejos e rodapés, uma lixadora eléctrica que nem sabia que tinha, chaves, duas televisões a preto e branco, um écran de um IBM 55 SX, um Spectrum, manuais e livros de todo o género, vários singles a 45 rotações, cassetes de música e VHS, ainda coisas dele, mas sobretudo enterneci-me com: uma mala de roupinhas de bebé que pertenceram aos meus filhos onde mexi e remexi e me fizeram  chorar pela lembrança dos corpinhos tenros que estiveram dentro delas, e com as cartas trocadas, minhas e dele, entre mim e o meu marido nos 18 meses de tropa no Funchal que o afastaram de Lisboa e da vida em comum. Eram diárias. Tanto eu como ele as numerávamos e admiravelmente tínhamos sempre tanto para dizer e de uma forma tão bonita…

Como tudo passa. Que vento frio.

(não vi as comemorações do 10 de Junho, para além de um olhar de esguelha à televisão onde vi muitos militares à volta da múmia e da Maria – pobres militares, não vi os discursos do Cavaco nem da Jonet, não vi os medalhados, não vi os apupos à escumalha, não vi a entrevista ao Cavaco, não vi nada. pró raio q’os parta!)

(decidi o que fazer com as cartas encontradas, porque a minha primeira reacção foi deitá-las fora. vão ser atadas em volumes separados, as minhas as dele, metidas dentro de uma caixa funda com um letreiro de que só devem ser abertas após o meu desaparecimento. bloguesinho és testemunha.)

2 thoughts on “Arrecadação

Diga-me...

