Alquimia

burro

A Sofia tornou-se a minha parceira de cordada. Isto é, dava-me segurança enquanto eu subia e eu dava-lha enquanto ela subia. É uma função importante, na verdade, por momentos enquanto a subida se desenrola e a descida se controla, temos a vida uma da outra nas mãos. É igualmente importante haver uma forte sintonia entre ambas, compreensão de todos os sinais emitidos e não falados, conhecimento e amizade com a companheira, ser perspicaz para perceber que o desafio pode ou não ser arrojado para a outra e isso determinar o tipo de segurança e incentivo que se vai fazer. Estou a falar do desporto de escalada desportiva que ambas aprendemos e praticamos. Iniciar um desporto desta natureza aos 42 anos de idade, dá com toda a certeza um gozo especial no sentido do afinal somos capazes, e sei-o, a nós as duas deu e de que maneira. A minha relação com a Sofia só aconteceu pela escalada e foi pelo grau de importância que uma tinha para a outra enquanto a praticávamos que a relação se tornou estreita e de difícil diluição. O interessante foi que, simultaneamente à nossa incursão pela escalada assistimos a uma transformação brutal nas vidas privadas uma da outra o que motivou o aparecimento de uma intimidade fraternal. As aventuras com a Sofia foram muitas, ambas tivemos os nossos 25 de Abris, apareceram e aparecerão contadas aqui e ali nestes escritos que vou deixando no blogue.

A Sofia é formada pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha  muitos anos de experiência em trabalhos de restauro, pintura, acrescenta mais fazes o favor Mulhéri, e eu gosto francamente das coisas dela, reconheço-lhe imenso valor e sei que é uma lutadora neste país terrivelmente castigador para todos que se alcunham de «artistas». Iniciou agora a Alquimia, uma página no Facebook onde se dá a conhecer e mostra os trabalhos que executa e eu, como eterna companheira de cordada que sou, quero dar-lhe Mu para que a veja subir até ao topo, o único objectivo de qualquer escalador.

Ficam umas fotografias da artista.

restauro_1

restauro_2

pintura

(…) efectivamente tu compañero de cordada, es mucho mas que un compañero, es tu amigo, tu colega, es parte de ti mismo, sientes casi lo que el piensa cuando en cualquier escalada se esta dando un pasitooooooooo……., es fe ciega en el, nos une, esa cuerda que vibra cuando el vibra, y ese tironcito cuando a llegado a la reunion.

Y tambien cuando pasas sed, hambre, miedo, agotamiento, alegria. Bueno, no tengo que deciros nada, porque vosotros sabeis lo que es.

(testemunho de um escalador)

Eu e Sofia em Alange - Espanha
Eu e Sofia em Alange – Espanha

4 thoughts on “Alquimia

  1. Alquimia disse:
    O que te dizer Luisinha… fiquei sem palavras… foi a emoção de as ler pela tua cordada, pela tua mão segura e amiga. A nossa corda, pelas circunstâncias da vida, que agora está esticada num rochedo bem alto, nunca se partirá, eu sei que estás lá em baixo, na segurança, a dar MU, como agora mesmo acabaste de o fazer. E esteja eu algum dia com pés bem assentes no chão, em terra movediça, na areia, na água, e tu bem lá em cima, nunca um pé me há-de escorregar para segurar a corda e MU para cima MELHÉRIII
    Eu não sou uma pessoa de palavras mas sim de imagens, de sons, de sentires expressados pelos meus dedos e quero dedicar-te uma imagem que fiz http://www.facebook.com/photo.php?fbid=544370415584715&set=a.544367008918389.118204.544346952253728&type=3&theater ela és tu pois é assim que te vejo com poesia, sensibilidade e aura de gurreira que és e sempre serás.
    Sou formada no Curso que escreveste mas também pela Ricardo Espirito Santo em Pintura Decorativa, em Restauro, bem o melhor é se forem ver o meu site está lá tudo http://www.sofiafreire-restauro.com
    E Luísa… a nossa fotografia de escalada É LINDAAAAAAAAA :)Alquimia http://www.facebook.com/photo.php?fbid=544370415584715&set=a.544367008918389.118204.544346952253728&type=3&theater

Diga-me...

