B.Leza

17º aniversário do B.Leza (21.12.2012)
17º aniversário do B.Leza (21.12.2012)

Finalmente fui ao novo espaço do Clube B.Leza em Lisboa, Armazém B no Cais do Sodré. Conheci o B.Leza em 2006 e frequentei-o com uma certa assiduidade até 2007, ano em que fechou portas no palacete Almada Carvalhais prós lados do Conde Barão. O acontecimento do fecho foi amplamente noticiado, tal perda causou aos lisboetas que foram apanhados desprevenidos e se sentiram órfãos, sem que mais nada na noite de Lisboa pudesse remediar o estrago:

(…) encerramento da discoteca de música africana B. Leza, em Santos, espaço que foi “uma história de amor” na noite lisboeta para Madalena Silva, uma das ex-proprietárias, que segundo diz, tem havido “conversações” com a Câmara para a procura de novo espaço.
“Para mim não era só uma discoteca, era um espaço de cultura, de exposições, e, acima de tudo, de música ao vivo. Foi uma história de amor, e eu de empresária não tenho nada, peco por aí”, disse à Lusa Madadena Saudade e Silva, que com a irmã Sofia geriu o espaço entre 1995 e 2007. O B.Leza fechou devido à venda para construção de um condomínio residencial no Palácio Almada Carvalhais, onde se situava.
“O B.Leza foi ferido mas não morreu. Continuamos a fazer o B.Leza Itinerante [festas pontuais organizadas pela associação] e estamos a fazer esforços para reabrir, porque assim o queremos e há imenso público a pedir um espaço como aquele”, mas não é fácil encontrar um local adequado, sublinha Madadena. No entanto, têm existido “conversações” com a Câmara com vista à procura de novo espaço, existindo “empenho” do autarca António Costa. “Acredito que em breve, não sei se daqui a um mês, se daqui a seis, o B.Leza passe a ser uma realidade.” (29 de Junho de 2009 no DN)

E não morreu mesmo, o novo espaço foi inaugurado a 2 de Março de 2012 e voltámos a poder ouvir o excitante: “Boa noite, bem vindos ao B.Leza!”. Já uma série de vezes combinadas que, por isto ou aquilo se ficaram pela combinação, desta vez não houve contemplações e pelas 23 horas (que o B.Leza começa a bombar pelas 22), lá estava eu a reconhecer a cara do porteiro na entrada, do Professor Miguel Beleza que tinha acabado de ouvir na SIC Notícias a comentar a crise com a Ana Lourenço já agarradinho à sua morena a dançar, do moço do bengaleiro, porque ali as mãos e braços têm necessariamente de ficar livres para o que se segue e a igualmente a reviver traços, hábitos, gentes e sobretudo a ouvir sons mágicos de mornas, kizombas, funanás que me chegavam da sala de dança onde tudo pode acontecer. A sala não é tão bela e intimista como a anterior, faltam-lhe as madeiras no chão, os frescos nas paredes e aquela fantástica varanda com janelas de sacada, abertas para o pátio do palacete, onde passei dos melhores momentos da minha vida. O espaço novo é mais amplo, tem mais mesas e um bar muito maior e mais eficiente. O palco é mais baixo o que permite o estabelecimento de uma relação muito mais intimista entre público e artistas e sinceramente é mesmo isso que se quer. O B.Leza é música ao vivo, ritmo, corpos, dança e suor. Dançar é uma expressão humana de que gosto muitíssimo que me faz soltar o corpo e voar o espírito e naquele espaço onde não existem idades, estilos, gordos ou magros, profissões, arranjados ou simples, pobres ou ricos, onde só é permitido aos pares enlaçarem-se para rodopiar pela sala, mexerem as ancas ao ritmo do batuque, trocarem os pés em passadas fáceis, saltitarem com o funaná, menearem o corpo parado numa morna, podemos de repente ser tudo enquanto a música canta e nos envolve ternamente como as mãos do nosso par nos percorrem o corpo e o cabelo suado, para guiar a dança que não queremos terminar.
Kizomba dança-se com um negro, embora haja brancos que dominam perfeitamente o métier e no B.Leza encontra-se de tudo. Felizmente!

(mas hoje estou que não posso, tenho guinadas nos dedos dos pés e já os tive de molho  numa bacia com água tépida e sal)

Anúncios

2 thoughts on “B.Leza

Diga-me...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s