Hugs & kisses

O Christian dizia hoje com imensa graça que nunca tinha visto um país em que as pessoas se beijassem tanto. Referia-se aos cumprimentos entre as pessoas, entre duas amigas na rua, entre um grupo de familiares quando chegam a casa uns dos outros e, o que para ele motivava uma grande confusão, eram as beijoquices em ambiente de trabalho de empresa. O Christian é inglês e por já ter estado a trabalhar em diversos países da Europa, pareceu-me competente para poder concluir o seu juízo, de que nós portugueses criamos uma intimidade física um pouco despropositada e exageramos nos cumprimentos sendo muitas vezes repetitivos ao longo do dia entre as mesmas pessoas. Perguntei-lhe se em Inglaterra não se beijavam para se cumprimentar, disse-me que só as crianças com os pais têm esse hábito, amigos com amigos dizem um simples olá, familiares com familiares apertam as mãos ou dão um abraço quando se não vêem há muito tempo e no trabalho, que obviamente tinham sempre uma postura formal, de dizerem apenas um, Hi! quando se cruzam nos corredores ou darem um shake hands sem grande eye contact. Contava-me ele que, se a sogra for lá a casa, lhe dá dois beijos quando chega e lhe dá dois beijos quando se vai embora e que aquilo lhe faz impressão porque sente que durante aquele espaço de tempo teve mais intimidade com a sogra do que com a própria mulher. Ri-me imenso!

Perguntei-lhe: – Christian, mas quando vai a Inglaterra e visita a sua mãe, não a cumprimenta, não lhe diz que teve saudades? – Respondeu-me que nunca a tinha cumprimentado com beijinhos na cara, que aparece diz olá e claro que não lhe anuncia as saudades porque ela nem sabe o que isso é. Disse-lhe que o miss you deles é bonito e substituiu muito bem a nossa palavra mágica.
Realmente são hábitos a que tradicionalmente chamamos de frios, mas que não me custariam nada a adoptar. São mais higiénicos e evitam a obrigação do cumprimento que tantas vezes é ignóbil e crítico face ao outro.
E sempre detestei ter de dar beijos à minha sogra, ó que irritação de mulher!

Anúncios

7 thoughts on “Hugs & kisses

    1. no, no I wasn’t :-( I removed the picture from the internet and also really liked it. My post talks about the difference in the privacy of greetings between English people and Portuguese people. usually we give two kisses on the face while the english are much more colder than we and just shake hands. how is in your country?

  1. engraçado.
    num país onde o estado paga por cada filho 700 ou 800 libras por semana, e portanto andam as teenagers todas a tratar dos contactos físicos ou, como diz alguem amigo que tenho lá a viver, sais à noite e demoras 15 minutos a embebedar te e 20 a fazer um engate, a preocupaçao com o cumprimento é realmente uma mariquisse do catano.
    :) mas ok.
    não deixarei nunca de cumprimentar os meus amigos com um aperto de mão ou um abraço consoante o tamanho do A de amigo. muito menos de cumprimentar as minhas amigas com um ou dois beijos.

    sempre curiosas estas estórias de outros hábitos e posturas :)
    haja saude :P

    bom fim de semana

    paulo

    1. realmente fartamo-nos de beijar, nem damos conta. por exemplo numa roda de amigos nas despedidas, é normal começarmos numa ponta e acabarmos noutra e enchemos toda a gente de beijinhos e se alguém se movimenta já nem sabemos se nos despedimos ou não e lá damos mais dois. não digo que não seja afectuoso, mas visto de fora deve ser bastante exagerada esta nossa forma de ser.
      incomoda-me mais a beijoquice no trabalho, neste sítio onde agora estou há esse hábito, toda a gente se cumprimenta com beijos de manhã, homens e mulheres, directores e subordinados, é um gesto íntimo que depois não se coaduna com a postura formal, pragmática e por vezes sacana que todos assumimos uns com os outros ao longo do dia.

      mas a ti dou-te um beijinho.
      :-)

Diga-me...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s