Portugal já tem a bomba atómica (OE-2013)

A pinta com que nos enganam é impressionante. Vejam bem como é que eles dizem que vão pedir dinheiro emprestado para esbanjarem enquanto se divertem a governar o país – que vão Vender Títulos do Tesouro a 6 meses, a 1 ano, a 3 anos ou 10 anos. É uma subtileza gira, porque o que o comum mortal português ouve desde sempre no noticiário económico, é que o Estado vai aos ditos cujos Mercados vender qualquer coisa, ou seja, a impressão com que se fica, é que o Estado, dito pessoa de bem, vai lá Vender. Ora se vai vender é porque tem excesso de produção, e se as notícias reforçam que a Venda correu bem, o que pensa  o comum mortal português ? Que está tudo porreiro. Vender é uma palavra positiva. Pedir é uma palavra negativa. Calculo, até porque falo com várias pessoas, que muita gentinha nunca tenha percebido que semanalmente o cavalheiro Estado vai pedir dinheiro emprestado aos escroques Mercados. Do mesmo modo, calculo que, se o pessoal soubesse verdadeiramente que não se tratava de nenhuma venda mas de pedidos consecutivos de dinheiro, já teria tomado as devidas providências para que o escabroso hábito terminasse. Calculo igualmente que, quando nos começaram a dizer que estávamos falidos e que vinha aí o FMI para nos dar assistência financeira e que blá-blá, tínhamos de fazer um período de muitos sacríficos, a ideia da geral era que, se acabasse de vez a mama da ida aos mercados, mas não, nada disso, os sacríficos são para supostamente equilibrar as contas e os ‘queridos’ bancos, para quê? Para se poder regressar aos Mercados!  E andamos nisto desde sempre e enquanto o pensamento for este nada vai mudar neste país, nem nesta Europa completamente retrógrada e caquéctica.

Outra coisa fantástica que ouço dizer ao Gaspar e ao papagaio de repetição do Passos, é que, e face ao desemprego, ‘Portugal fez um ajustamento mais rápido do que era esperado’. Ora essa? Então se Portugal se ajustou mais rapidamente é bom, é ou não é Zé Carlos? Mais uma vez, tome-se em consideração que a palavra Ajustamento é uma palavra positiva, enquanto que, Desemprego, Desvio, Desajustamento, são extremamente negativas. Infelizmente são as reais.

Mais outra com o tal do Ajustamento. Chamam ao programa de asfixia dos portugueses elaborado por eles e pela Troika, Programa de Ajustamento. Mas qual ajustamento, pá? Se fossem honestos não se deveria chamar, Programa de Apagamento dos portugueses? Como é que há tanta lata para designar o programa que vai dar cabo das nossas vidas, por Ajustamento? Nas casas onde o espaço já é partilhado por 2 ou 3 famílias, e em que à noite na cama, se deitam uns prós pés e outros prá cabeceira, faz-se indubitavelmente justiça à palavra Ajustamento, alias até a confundo com Ajuntamento.

Por último, mas há muitas mais, deixo uma pérola, igualmente muito referida e que estava há pouco o empertigado do Miguel Frasquilho a botar faladura na Sic Notícias a dizer que, este maravilhoso Orçamento de Estado para 2013, que foi hoje aprovado pela maioria parlamentar, obrigadinha compatriotas que votaram neles, é um orçamento muito Exigente. Ou seja, atarantam-nos com a palavra Exigência que significa Rigor, Correção, a dor da estocada final que nos vão deferir e que vai obviamente provocar o nosso completo Apagão. Contudo, dirão no final, com a pinta desgraçada que os caracteriza e como sempre nos enganaram, que cumpriram com o Programa de Ajustamento. Perdão, Apagamento.

Anúncios

2 thoughts on “Portugal já tem a bomba atómica (OE-2013)

  1. Vencer a novilíngua
    http://www.esquerda.net/opiniao/vencer-novil%C3%ADngua/25299

    adaptam se tão bem a novas palavras e a significados de palavras sem correspondência è verdade não é? parecem que têm alguma bagagem até…
    mas no entanto, senão tivessem sustento garantido, normalmente por paizinhos com altos cargos nas galps ou nas edps etc morreriam de fome.

    não sabem fazer a ponta dum corno. é escumalha pura.

    deixo vos aqui esse texto do Miguel Cardina. achei muito interessante. não conheço o moço. não me identifico nem um pouco com a posição ou posições políticas que o bloco tem vindo a tomar. mas tem gente de valor. ainda bem que tem.

    obrigado

    paulo

    1. não tinha lido este artigo, mas vem exactamente ao ponto que queria salientar. deram em utilizar um palavreado suave com um entendimento positivo no senso comum. uma esperteza saloia. uns aldabrões de colarinho branco por esta Europa fora.

Diga-me...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s