Salsichas enroladas em couve lombarda

Recorto argolas fininhas de 2 cebolas e de 1 uma chalota adocicada se a tiver, azeite. Levo a refogar com estardalhaço. Junto-lhe temperos a gosto, coentros picados, tomate em calda ou uma porção daquele molho pré-preparado para bolonhesa, alho picadinho. Não uso pimenta, nem malaguetas, porque uma salsicha que se porte como uma salsicha, já as traz.

Passo as salsichas por água e escorro-as retirando-lhes a humidade com uma passagem pela minha mão. Suave. Pego numa couve lombarda farfalhuda, corto folha a folha e desbasto a nervura principal, lavo-as individualmente com muito jeito para não as rasgar. Disponho-as numa bacia que caiba no microondas com água e dou-lhes uma fervura para as amaciar.

Numa tábua limpa, disponho duas folhas de couve entaladas na água quente e no meio coloco gentilmente uma salsicha. Enrolo devagar. Afivelo-as com um palito.

Vou remexendo o refogado barulhento que tenho ao lado e acrescento golinhos de água para a cebola cozer.

Corto tiras de chouriço, salpicão, paio ou o que tiver e adiciono ao refogado. Baixo o lume. Faço entrar no tacho as salsichas encasacadas de couve verde.

Se sobrar couve aconchego as salsichas com ela. Mais um gole de azeite, sal, e um fiozinho de vinho branco ou vinagre. Selo o tacho com a tampa.
Cozem em lume brando durante uns 30 minutos. Pode abrir-se o tacho para as espreitar, dar-lhes uma pequena ajeitadela com uma colher de pau, provar e cheirar.

4 thoughts on “Salsichas enroladas em couve lombarda

  1. Sirva-se e acompanhe-se com um copo de um vinho tinto tinto seco e frutado, ainda há pequenos prazeres da vida que não nos conseguem tirar ;)

  2. E que boas que elas ficaram e que bem que me sabiam agora, que não jantei, com um tintinho bom, seguindo a sugestão do nosso bloco…decotas, claro, que petisco assim sem vinho é como missa sem padre-nosso, falta ali qualquer coisinha.

Diga-me...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s