Cãos

Descobri um blog de cães, corrijo, descobri uma antologia de textos com cães dentro. Coisas lindas que nem conhecia. Delícia de descoberta. Esta, de ter um cão que me tinha, deu-me um prazer de afago canino. Como um cão, vou ficar por perto dele.

Eu tive um cão ou era ele
que me tinha e me deixava à solta
guiada sem saber que ia.
Tomava as minhas feridas,
a tristeza que eu pudesse ter
e sofria dela como eu nem sofria.
Trocava de mal trocando-lhe as voltas.
Punha a coleira ao pescoço
e levava-me a passear
como se eu fosse o dono.
E à noite dormia no chão
ou então fingia. Eu acordava
com um servo aos pés da cama,
armava-me em amo
e era ele que me tinha.
Exímio no silêncio
e no uso das armas
com que me defendia
de todos e também de mim:
a linha veloz do pêlo luzidio,
o frémito da língua,
o focinho em arco para a escuta.
Era um cão que me tinha
e uma tarde de verão
atirei-lhe um osso gostoso
antes de o deixar no canil.

(O Cão que me Tinha de Rosa Alice Branco, in O Gado do Senhor)

Diga-me...

