Será?

“Por muito que se faça de conta que os motivos são outros, e são dos outros, basta olhar à nossa volta para concluir que quem se mantém interessante e interessado, quem assume o protagonismo da própria vida, quem investe só porque sim no que encontra e no que está à volta, quem não reivindica da vida direitos «naturais», quem se motiva para o dia seguinte só porque ele vai chegar, quem gosta profundamente de alguém ou de alguma coisa, pode queixar-se de tudo, menos da solidão”

(Isabel Leal)

4 thoughts on “Será?

  1. Podes crer. Concordo com a Isabel Leal. Para mim, a solidão não é tanto um estado ou um modo de estar no mundo, mas a perceção que deles se tem.
    Diria, contudo, que cada um é como cada qual… e, apesar de todos podermos referir casos fantásticos de gente que vive para além de qualquer condição “natural”, dificilmente essa perceção é unilateralmente determinada, porquanto essas condições, e outras perceções, como as de justiça, de liberdade, de retorno de afetos, etc, contribuem para a sua “formatação”.

    1. É importante a solidão na vida, incomoda-me quando egoistamente me deturpa os sentidos e avassaladora toma conta de mim. Queixo-me, então. A solidão é um hábito, tal qual o de gostarmos de escovar os dentes depois de cada refeição.

      1. Aí os teus sentidos percecionam a sua força, mas não lhe prestam vassalagem. Reages. É o equilíbrio da vida, nunca definitivo.
        A habituação é, ou pode ser, o seu fim. Mas também o seu contrário. Mais do que estar, trabalhar ou viver sozinho(a) a verdadeira questão de vida, quanto a mim, é a de sentir-se, ou não, sozinho(a), o que passa, mais do que originariamente pensamos, pela relação de (des)equilíbrio com o mundo. Percecionarmos a solidão e percecionarmos o mundo e a nossa relação com ele, são faces do mesmo espelho, independentemente do modo como a estabelecemos.
        Bem… filosofias pela manhã!

Diga-me...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s