Os Terciários

O sector terciário, também conhecido como o dos Serviços no contexto da economia, envolve a comercialização de produtos em geral e a oferta de serviços comerciais, pessoais ou comunitários, a terceiros.

Os serviços são definidos como “bens intangíveis”. Em termos de Marketing, os serviços são muitas vezes utilizados como um meio de gerar valor ao produto. Tal noção, está intimamente ligada à adição de “anéis” (acréscimo de valor), ao que é chamado “caroço” do produto, ou seja, o produto na sua função mais básica. Um exemplo clássico desta ideia é o chamado serviço de pós-venda, ou seja, a assistência que é prestada ao cliente após a venda do produto é entendida como um serviço prestado que valoriza o produto pela garantia da assistência. Foi adicionado um anel em forma de serviço, à essência de função do produto.

O sector terciário da economia envolve a prestação de serviços às empresas bem como aos consumidores finais. Os serviços podem envolver o transporte, a distribuição e a venda de mercadorias do produtor para um consumidor ou podem envolver a prestação de um serviço. Os produtos podem ser transformados no processo de prestação de um serviço, como acontece na restauração ou nos equipamentos da indústria de reparação, no entanto, o foco incide sobre as pessoas, servindo o consumidor mais do que a transformação de bens físicos.

(adaptado da Wikipédia)

Moral da História: Vão-se os anéis mas fique o caroço.

4 thoughts on “Os Terciários

  1. Muito bem explicado. O problema de muitos – da maioria na qual me incluo – é que fazemos vida sobre anéis, prestamos serviços. Quando vão ao caroço, somos dos primeiros apontados a dedo! Depende apenas da “camada” em que nos posicionamos… :-(

    1. Eu incluo-me nos dois clusters, (palavra modernaça esta, ãh!), melhor, à séria, à séria estou nos ‘anéis’, em ensaios, mordo agora o ‘caroço’. Compreendo perfeitamente a importância de ambos mas cada vez me custa mais a aceitar o crescimento exponencial dos ‘anéis’. Na verdade o que vai e já está a acontecer é o ‘caroço’ modernizar-se e tomar conta das primeiras camadas anelares, se não o fizer é sempre esmagado e infelizmente não passará de um pobre-coitado. :-(

Diga-me...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s