Ética

Há os que não trabalham.
Há os que não têm emprego.
Há os que procuram ocupação.
Há os que têm um curriculum invejável.
Há os que se regem por valores seguros.
Há os que com a sua presença melhoram a vida dos outros.
Há os que são bons companheiros e seriam bons colegas.

Há os que têm emprego.
Há os que trabalham.
Há os que têm um curriculum invejável.
Há os que se regem por valores seguros.
Há os que com a sua presença melhoram a vida dos outros.
Há os que são bons colegas.
Há os que passam de colegas a amigos.
Há os que são crápulas.
Há os que são servis.
Há os que são dúbios, incertos e inseguros.
Há os que são gestores só no dia da avaliação.
Há os que desconhecem o que é a ÉTICA profissional.

A reunião prolongou-se. Ouvia-os. Ripostei qualquer coisa. Estou de saída, parto para outras funções dentro de 7 dias. Três homens: o Necrófago, o chefe do necrófago que também é meu e um rapazola servil. Olhei-os quase pela última vez. Desagradam-me a visão. Concordam-se demasiado. Parecem uma equipa mas nunca se irão articular, cada um desconhece o seu próprio papel na acção – o chefe não sabe chefiar, o necrófago procura sobras mas não é subalterno, o servil precisaria de um chefe que o ensinasse a saber estar . Mostram-se confiantes. Planeiam tarefas antes divididas por quatro, agora por três. Observo-os na solidão a que se confinam. Explico o funcionamento de uma nova rotina. Aceitam-na sem agradecimento. Há uma certa tensão à mesa. Olhei o rio. Enquanto sigo o azul das águas penso que não tenho direito a lamentar o que se está a passar naquela mesa, não por condescendia aos três homens, mas pelo respeito que devo a quem não tem trabalho.
Lamento a inexistência de criatividade neles. Não sabem que eu o lamento. Não sabem que não têm criatividade. Demonstram-me que a união masculina existe. Reconheço-lhes uma notória falta de ética profissional.

Hoje precisei de me queixar do meu emprego. Os empregos às vezes doem.

4 thoughts on “Ética

    1. manhã
      volto ao trabalho
      circula muita gente pela sala grande
      cumprimentam-se
      o linóleo flutuante permite um barulho teatral de sapatos
      há movimento de papeis, fotocopiadoras, windows a fazer restart, energias potenciais
      ah, mas como gosto das empresas a funcionar!

Diga-me...

