Bola de Berlim

(…) os rendimentos do estado grego devem dar total prioridade ao pagamento futuro do serviço da dívida (…), o parlamento grego deve transferir a soberania sobre o orçamento do país (…)
(in Expresso)

“Os alemães roubaram até os cordões dos sapatos aos gregos.”
(Mussolini)

Okhi, que significa Não, é dia feriado na Grécia comemorativo da rejeição ao ultimatum, promovido pelo ditador Benito Mussolini que aliado a Hitler na 2ª Guerra Mundial, pretendiam entrar em território grego para ocupar posições consideradas estratégicas para as forças do Eixo. A negação de autorização pelo 1º Ministro grego Ioaniss Metaxas, conduziu à invasão italiana no dia 28 de Outubro de 1941, sem que antes tivesse exclamado: – Assim é a guerra!

A ler, toda a história da invasão à Grécia e devastadoras consequências durante a 2ª Guerra Mundial.

e

A Moody’s, fundada em 1909, não viu chegar a crise bolsista de 1929. Admoestada pelo Tesouro americano por essa falta de atenção, decidiu mostrar serviço e deu nota negativa à Grécia, em 1931. A moeda nacional (dracma) desfez-se, os capitais fugiram, as taxas de juros subiram em flecha, o povo, com a corda na garganta, saiu à rua, o Governo de Elefthérios Venizelos (nada a ver com o Venizelos, atual ministro das Finanças) caiu, a República, também, o país tornou-se ingovernável e, em 1936, o general Metaxas fechou o Parlamento e declarou um Estado fascista. Perante a sua linda obra, a Moody’s declarou, nesse ano, que ia deixar de dar nota às dívidas públicas. Mais tarde voltou a dar, mas eu hoje só vim aqui para dizer que nem sempre as tragédias se repetem em farsa, como dizia o outro. Às vezes, repetem-se simplesmente.

Diga-me...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s