Futebol

O meu filho começou a jogar futebol na equipa da instituição onde trabalho. O puto é ágil, corredor de fundo, finta com um corpito esguio uns homenzarrões de respeito e veste a camisola pela instituição, coisa que eu própria nunca fiz. Tornou-se conhecido pelos homens da segurança, pelo pessoal auxiliar, pelo corpo do grupo desportivo e quando apareço pelos treinos, junto com ele, não sou colega, nem tenho nome, sou simplesmente, a Mãe do Miguel.
Este Sábado levei-o ao jogo da liga que disputam na qual, como faz gala em me dizer, é titular indiscutível, e sendo o campo no Cú de Judas, decidi por lá ficar na companhia do último da Allende, que se tornou numa completa avózinha e ultimamente deu em escrever umas coisas leves para a sua prole infanto-juvenil, mas que continuo a amar em memória da Paula, da Casa dos Espíritos, da Afrodite, do Retrato de Sépia, da Filha da Fortuna e da Inês de minha Alma, e a ler, pela limpidez e despretenciosismo com que continua a escrever.
Durou pouco a minha leitura, porque comecei a ficar deveras interessada no vocabulário expressivo dos jogadores em campo. Estão constantemente a chamar-se uns aos outros, mas cada equipa distingue a voz do adversário com um sentido de audição que me pareceu transcendente por tão perfeita sintonia.
Retive um conjunto de interjeições que passo a enunciar e que, informo, foram todas pronunciadas repetidamente em frases duplamente exclamativas ou interrogativas.
Ei-las:

1) tenta jogar lado a lado!
2) é nossa, foda-se!
3) prá frente, passa a bola meu!
4) tira, tira, tira!
5) ajuda o Zé Maria, caralho!
6) ganha André, ganha!
7) está um a mais lá atrás!
8) olha prá bola, caralho!
9) foda-se, caralho, nem joga nem deixa jogar!
10) olha as tuas costas!
11) metam ordem nos ‘gaijos’, caralho!
12) olha a defender, olha a defender!
13) ‘num’ brinca aí!
14) chuta!
15) calma Daniel, deixa, deixa!
16) abre Amaral, abre!
17) fica lá, fica lá!
18) não foda-se, está fora da linha!
19) estás de gatas, meu?
20) isso não é nada, Sôr Árbitro!
21) falta meia parte, vamos lá ganhar esta merda, pá!
22) desce, desce, desce!
23) mais perto João, não és nenhum super-homem!
24) olha prá bola, deixa receber, vai com ela!
25) é falta, caralho!
26) bascula, bascula!
27) bem jogado malta, foda-se estava a ver que não!

Os homens assim todos juntos, faz-lhes tão bem…

2 thoughts on “Futebol

Diga-me...

