As minhas Nabiças bebés

Ao fim de dois meses e meio de trabalho, colhi hoje o primeiro fruto da minha horta: um molho de Nabiças!
Estou muito feliz com este meu projecto e orgulhosa por fazer nascer legumes, para além de filhos que já tinha a certeza. Outro facto que me dá uma desmedida satisfação é que vou comer este belíssimo molho de nabiças gourmet, sem ter de pagar por elas o estupor do imposto, cujo valor, seria depois gerido pelos facínoras que nos governam.
A saborear este magnífico manjar, ponho o meu dedo médio em riste e encolho o indicador e o anelar – ora toma!

Esparregado de Nabiças

1 molho de nabiças tenras
4 dentes de alho
4 colheres de farinha
0,5 l de leite meio gordo
6 colheres de sopa de azeite
Sal, a gosto

Preparação:

Depois de bem lavadas, cozer as nabiças em água temperada com sal.
Escorrer a água e picar as nabiças com a varinha.
Num tacho, aquecer o azeite e juntar os alhos esmagados. Deixar refogar um pouco em lume brando e de seguida adicione a farinha, mexendo bem para dissolver a farinha e evitar a formação de grumos.
Incorporar as nabiças picadas e misturar bem. Juntar o leite e deixar cozer durante 5 minutos, em lume brando, mexendo sempre.

Sopa de Nabiças

1 dente de alho
1 cebola
1/2 alho francês
1 dl de azeite
2 balatas
2 cenouras
80 g de paio
1,5 l de água
1 molho pequeno de nabiças
350 g de feijão branco cozido
1 ramo de hortelã
sal e pimenta q.b.

Preparação

Descascar e cortar em pedaços o dente de alho, a cebola e o alho francês. Refogar no azeite. Entretanto, descascar as batatas e a cenoura e cortar em rodelas, assim como o paio.
Juntar tudo ao preparado que se encontra ao lume e deixar também refogar um pouco. De seguida, regar com a água e deixar cozer durante 10 minutos. Arranjar as nabiças cortadas em pedaços.
Temperar com sal e pimenta e adicionar o feijão e as nabiças. Deixar cozinhar por mais 10 minutos e rectificar os temperos. Servir bem quente, com um raminho de hortelã.

Arroz de Nabiças

1 ramo de nabiças (ou de espinafres)
2 copos de arroz carolino
1 cebola grande picada finamente
4 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados finamente
4 copos de água quente
sal & pimenta moída na altura

Preparação

Arranjar as nabiças, aproveitando unicamente as folhas e as pontas mais tenras. Lavar e escorrer muito bem. Reservar.
Refogar a cebola picada no azeite aquecido até ficar translúcida, sem deixar queimar. Juntar os alhos picados e as nabiças. Saltear até as verduras se apresentarem murchas.
Adicionar o arroz e envolver muito bem. Regar com a água. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver e cobrir com uma tampa.
Reduzir o lume e deixar cozer até o arroz ficar solto e ter absorvido o líquido. Deixar repousar por 5 minutos fora do lume antes de servir.

5 thoughts on “As minhas Nabiças bebés

  1. ~:)))) estou a rir-me porque fizemos aqui hoje ao almoço um arroz de grelos, absolutamente delicioso. não tenho horta (ainda) portanto foram nabiças compradas, logo não soube assim tão bem ahahaha muito bom. parabens. o texto é animador :))

    obrigado.

    paulo

Diga-me...

