Os Bruxos

Há reuniões diárias de economistas na televisão. Quando queremos saber o que nos vai acontecer amanhã chama-se um economista. Também são capazes de prever para o mês que vem, para daqui a um ano, ou para a próxima década, mas aí já fazem uma estimativa usando complexos algoritmos de extrapolação de conjecturas e fantasias.
A bem dizer, a presença do economista é como ir à bruxa, nunca lá fui, mas ouço dizer às minhas amigas que ela acerta sempre em qualquer coisa. Bruxo!

Também me dá vontade de lhes chamar treinadores de bancada, porque todos eles enquanto estão ali refastelados a botar faladura sentados a uma mesa num estúdio de televisão, têm soluções geniais para pôr o país num brinquinho em três tempos. Mesmo aqueles que já lá estiveram e não fizeram a ponta de um chavelho, passam para a bancada e tecem considerações magnânimas sobre a estratégia das jogadas. Eles despedem 60000 Funcionários Públicos de uma só vez, eles cortam nas gorduras do Estado que é como quem diz, dispensam pessoas, eles não querem ninguém a ser tratado que não pague, eles fecham Institutos, eles privatizam, eles concordam com o presidente, eles opinam, gesticulam, cansam-me. São pagos para debitar ideias enquanto o programa está no ar e nunca teremos a certeza se, amanhã não dirão a antítese num canal concorrente, mas isso também não interessa nada, cada jogo é um jogo e o futebol é mesmo assim.

3 thoughts on “Os Bruxos

  1. Fazem ‘ganchos’ sim senhor, q’a vidinha está cara, e como é que pagariam o condomínio de luxo do Algarve, o jeep Cherokee e os colégios das crianças, se não for assim?!
    Sim, tudo tresanda a PSD’s, que obviamente trazem a missão de recalcar nas nossas humildes cacholas as ‘felizes’ ideias governativas.
    Quanto às premonições, usam de tudo: numerologia, folhas de chá, bolas de cristal da Bavária, a sapiência da Maya, Candomblé, sonhos orgásticos da noite anterior e por vezes sangram até um animal. São as chamadas variáveis exógenas.
    É complicado….

Diga-me...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s