Sonhos de Éter *

Sempre tive uma relação inexistente com a minha Mãe. Relacionamo-nos no éter. Vamos aqui ou acolá, passamos a travessa do arroz à mesa, oferecemo-nos umas lembranças nos aniversários e no Natal, apreciamos o crescimento dos miúdos, discutimos o presente embora sejamos politicamente contrárias, cumprimentamo-nos, despedimo-nos, vivemos tudo sob um manto de invisibilidade uma para a outra. Antes do colégio interno não me lembro bem como é que a relação funcionava, era demasiado criança e às crianças os pais parecem-lhes sempre bem. O internato despedaçou-a, se existia, se funcionava, coisa que nem sei. A minha Mãe diz-me várias vezes que tem pena seja assim. Eu nunca lhe disse nada. Nem sei se tenho pena porque nunca conheci outro modo de funcionar com a minha Mãe. A guerra do ultramar tornou-lhe a vida dura, eu sei, aqueles anos todos com o meu Pai na Guiné e ela sozinha em Lisboa com duas miúdas pequenas e tão seguidas. Acirrou-lhe o pessimismo, acidificou a alegria lá de casa, bloqueou-a nas ambições profissionais, e o regresso do marido marcado pelo estrondo das bombas, pelos clarões do napalm, deixou-a perdida, sobretudo quando o via lavado em suores e lhe ouvia gemidos acossados ao emboscar turras nos delírios travados sob os lençóis da cama de casal.
Isto de falar da minha Mãe é muito difícil.

Vejo-a a decair. De fim-de-semana para fim-de-semana tem mais uma coisa que começou a funcionar mal, ou a querer parar. Um olho, as pernas, o cotovelo direito, a tensão arterial, dores, muitos remédios, falta de vontade.

É tudo dolorosamente real, é um agora um nunca, é uma cobardia espicaçada, um não saber explicar.

Isto de pensar na minha Mãe é muito difícil.

* Dreams of Ether was originally created by the Artistic Director of the Compañía Nacional de Danza for the prestigious Nederlands Dans Theater. The piece takes us into a dream world, where eight women dance their dreams/nightmares within an extremely oppressive atmosphere.

Diga-me...

