Amén

Os discursos de Cavaco Silva estão cada vez mais próximos de uma homilia domingueira de uma igrejinha qualquer, aí “pelo nosso Portugal”, parafraseando Passos Coelho. As ideias chave são, “os pecados”, “a vida airada em que todos andávamos”, “os sacrifícios” e “a remissão dos pecados pela punição”, temas abundantemente debatidos numa homilia o suficientemente encantadora que se preze.
Há frases magníficas no discurso que fazem inveja aos livros do Sagrado, como esta: “Não se deixem vencer pelo pessimismo ou pelo desânimo”, ou esta, “A verdade gera confiança, a ilusão é fonte de descrença”.

Sugiro ao Senhor Presidente que no seu próximo discorro, lá pelo 25 de Abril ou mesmo pelo 10 de Junho, com toda a solenidade que o momento roga, comece assim:

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai, a comunhão do Espírito Santo, a bênção da Senhora Merkel, estejam convosco.
Irmãos, reconheçamos as nossas culpas e confessemos os nossos pecados.
Confessamos a Deus Todo-Poderoso e igualmente à Senhora Merkel, que pecamos muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões.
(batendo no peito) Por nossa culpa, nossa tão grande culpa, pedimos à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e também à Senhora Merkel, que rogueis por nós, Deus, Nosso Senhor.

Depois, pode então continuar e dizer aquelas trivialidades, tais como: “É nestas alturas que se vê a fibra de um povo”, ou “No passado, acreditámos em nós próprios, não nos resignámos e chegámos longe”, ou “O reforço da capacidade competitiva das nossas empresas está ao nosso alcance”, ou ainda que, “Ainda há muito por fazer, mas com esforço e trabalho seremos capazes”.

No final, tal como hoje dia 5 de Outubro de 2011, da Direita conservadora à Esquerda radical, em uníssono todos dirão, Amén.

Anúncios

Diga-me...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s