O mérito compensa

Para que a notícia não se perca destaco a iniciativa meritória da Ordem dos Médicos, (os bolds são meus):

Na sequência da polémica e incompreensível decisão do Ministério da Educação de suspender intempestivamente a entrega dos prémios de mérito aos melhores dois alunos das 464 escolas secundárias do país, o Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos decidiu responder positivamente ao apelo pungente dos Directores das Escolas e constituir-se como um dos mecenas da Sociedade Civil para substituir esta aberrante e contraproducente decisão do Ministério da Educação e Ciência.

A Ordem dos Médicos assumirá o pagamento de dez prémios de mérito, fazendo questão de pagar o prémio ao jovem Miguel Saraiva, da Escola Alves Martins, de Viseu, e subscrever integralmente as suas declarações à comunicação social, em que afirma: “Lamento a atitude do Governo e faço votos para que, no final do ano, os prémios dos gestores públicos de milhões de euros também sejam suspensos e possamos todos ajudar Portugal”.

A Ordem dos Médicos assumirá igualmente o pagamento do prémio a Kristina Hundarova, da Escola Secundária de Silves, futura médica, a quem deseja as maiores felicidades.

Esta atitude do Governo é tanto mais incompreensível, quando, num país falido e que a breve prazo terá mais de 6000 médicos sem trabalho, insiste em desperdiçar milhões de euros num curso de Medicina, em Aveiro, completamente desnecessário e que o Conselho Geral da Universidade do Porto considerou que não tinha qualidade. Corrija-se o erro, poupe-se o dinheiro e premeie-se o mérito.

Mais inaceitável se torna quando, através do Ensino Recorrente e Novas Oportunidades, falseando o mérito, premiando o facilitismo e negando a ética, se permite que, por portas ínvias e violando o artº 13º da Constituição, sejam ultrapassados e fiquem à porta dos almejados cursos jovens que estudaram, se esforçaram e cumpriram as regras habituais e normais do acesso à Universidade, que deveriam ser iguais para todos.

A Ordem dos Médicos apela à Sociedade Civil para que se mobilize e colabore no reconhecimento do mérito dos jovens estudantes, estimulando e agradecendo o seu espírito de sacrifício e dedicação ao estudo, e sublinhando que só através do mérito, da competência e do trabalho será possível recuperar a dignidade e a independência do país.

Vamos todos pagar o prémio aos jovens estudantes, que o merecem, e deixar a clara mensagem de que o mérito compensa.

Lisboa, 29 de Setembro de 2011

Lista de outras ordens profissionais registadas no CNOP:

► Ordem dos Advogados
► Ordem dos Arquitectos
► Ordem da Câmara dos Solicitadores
► Ordem dos Biólogos
► Ordem dos Economistas
► Ordem dos Enfermeiros
► Ordem dos Engenheiros
► Ordem dos Farmacêuticos
► Ordem dos Médicos Dentistas
► Ordem dos Médicos Veterinários
► Ordem dos Notários
► Ordem dos Psicólogos
► Ordem dos Revisores Oficiais de Contas

Repetir a ideia não é imitar, é uma boa ideia.

Diga-me...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s