Europa – Crescer, Subsistir ou Sofrer

É pena a Gallup ter-se esquecido de Portugal para realizar este estudo. É no entanto extremamente interessante olhar estes valores, nos quais confio porque é Gallup que os publica, acerca de uma Europa, que nos querem fazer crer é unida, mas que na verdade apresenta taxas de bem-estar bem diferentes por cada território membro.
Como vai ser possível pôr este comboio a andar com carruagens tão desiguais, eixos de tamanhos diferentes e passageiros tão distintos?

Valores observados na Europa em 2011

Traduzo um excerto da análise:

A avaliação actual da taxa de bem-estar na vida dos gregos, com 14% a considerarem-na em ‘crescimento’, 62% a ‘subsistir’ e 24% em ‘sofrimento’, é muito baixa em comparação com as avaliações feitas em 2011 noutros países europeus, incluindo os que foram também duramente atingidos pela crise financeira, como a Irlanda e a Itália.

(where’s Portugal, Gallup?)

Os gregos mostram maior tendência a caminhar para uma vida de sofrimento do que para a prosperidade, uma realidade incomum no mundo desenvolvido.

Os gregos são tendentes a esperar que a sua vida nos próximos cinco anos seja pior do que sua vida actual. Os ‘ratings’ gregos de avaliação da vida actual face à futura, desceram desde 2007.

Grécia: Vida actual - Vida Futura

A Bulgária, enfim, há dois anos quando lá estive pensei ter andado na máquina do tempo e ter recuado a Portugal rural, manual, dos anos 50. E só nasci em 1964.
Muito caminho terão de desbravar e a uma velocidade alucinante. Mas são um povo forte que aguentou 500 anos de escravidão turca e a Mastika (aguardente) ajuda.

Diga-me...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s