Empadas de peixe

Empadas de peixe

Adoro pratos com mão-de-obra que se veja na cozinha. Aquelas coisas sempre muito rápidas e Bimbalhonas não me dão gozo nenhum e sabem-me a comida de plástico.
Estas empadinhas que hoje fiz, ficaram-me deliciosas e pus em prática o meu gosto pelas aventuras com massa folha e pela cozinha a que chamo de ‘aproveitadeira’. Isto acontece-me quando tenho imensas tijelinhas e caixinhas com restos de comida, as tiro para fora do frigorífico, lhes abro as tampas ou o papel de filtro e me ponho, pensativa, a olhar-lhes o conteúdo. Felizmente sou portuguesa e me criei numa cozinha onde qualquer alimento, cru ou cozinhado, tem préstimo e feição para ser transformado, podendo gerar soluções saborosas e inovadoras.

Faz-se um creme com um bocadinho de farinha, margarina, leite, 2 ovos, batendo bem ao lume mas sem deixar engrumar. Desfia-se depois o que houver de peixe e envolve-se no creme fofo. Se houver camarões, cortam-se às tirinhas e juntam-se à mistura. Tempera-se com sal, sumo de limão para acirrar os sabores, pimenta não ponho porque não gosto e junto-lhe ervas aromáticas, as que tiver, picadas.
Pintalgo-as com ovo batido para ficarem bonitas.
Ah, e sigo sempre este lema:

A repetição, destrói qualquer prazer gastronómico ou sexual.
(Archilbald J Cronin)

4 thoughts on “Empadas de peixe

Diga-me...

