FastFode

Mote: A criminosa destruição do SNS, Ninguém rouba a minha pizza!

Era uma vez, num ano da legislatura PSD-CDS, o Governo do país fez a seguinte tradução ao imposto FastFood sugerido pelo Senhor Bastonário da Ordem dos Médicos:

Cena 1

Doente, desempregado, 53 anos, chega a um hospital público da moribunda rede do SNS:

– Ai Senhor Doutor, que não sinto a mão nem a perna esquerda! Terá sido um AVC?

Médico:

– Não sente, uhmmm, vamos lá ver isto. Ora bem, de acordo com os procedimentos registados nas de Linhas de Orientação e Normas de Actuação Clínica – LONAC, para tratar AVC’s com paralisia do lado esquerdo, tenho em primeiro lugar que lhe perguntar, se o Senhor alguma vez comeu FastFood ao almoço ou ao jantar.

Doente:

FastFood Senhor Doutor? Bem, uma vez ou outra sabe, quando perdi o emprego, e depois de perder o emprego deixei de pagar as prestações da casa e perdi a casa para o banco e como fiquei sem cozinha Senhor Doutor, uma vez ou outra com uns trocos que ganhei a arrumar carros, fui comer um hamburguer e sim confesso, devorava o pacotinho de batatas fritas que regava com Ketchup, que os senhores daquela casa do palhaço me ofereciam.

Médico de sobrolho franzido:

– Pois é, sendo assim tenho que o mandar embora.

Doente:

– Embora Senhor Doutor? Mas eu não consigo andar, a perna não mexe e o braço não ajuda!

Médico, a bater nas costas da mão com as folhas do cardápio dos procedimentos das Linhas de Orientação e Normas de Actuação Clínica – LONAC:

– Meu amigo, é a nova medida de contenção hospitalar imposta pelo Governo. Não posso fazer nada! Se comeu FastFood, tem de se tratar no particular.

– Aqui no hospital é que não. É só para gente saudável!

Cena 2

Doente, reformada, 73 anos, hábitos tabágicos durante 45 anos apresenta-se com enfisema pulmonar num hospital público da moribunda rede do SNS:

(repetir diálogo da Cena 1)

Diga-me...

