Beldroegas

Pelo-me por sopa de beldroegas e quando venho para o Algarve é das primeiras coisas que procuro para fazer uma sopinha, aconchego que me sabe sempre muitíssimo bem, para iniciar os jantares tardios das noites quentes nos terraços algarvios.
Percebi que, perguntar por beldroegas num destes hipermercados, tanto do Sô Alexandre como do Sô Engº, era uma perda de tempo, as miúdas que por lá trabalham embora algarvias de gema, pensaram que lhes estava a falar em romeno quando procurei pelas carnudas ervinhas e apesar de as olhar com desdém e de as achar umas mulheres desgraçadas por tanto desconhecimento, não se coibiram de dar umas risadas irónicas.
Ir cedo ao mercado, é um compromisso quase transcendente para mim, porque o corpo moído pelo sol e pelos banhos de mar, pede um sono prolongado manhã dentro e caramba, estou de férias.
Mas a tentação, por saborear uma folhinha de textura aveludada e gelatinosa, carnuda quando trincada e de sabor ferroso mas aromatizado, foi maior do que a minha preguiça, tendo-me hoje levado ao mercado de Olhos d’Água, para fazer uma busca minuciosa pelo meu desejo de quase grávida. E nada!
– Ninguém procura – dizem as vendedoras algarvias.
– Que tristeza, perderem-se os gostos da região – pensei eu.

Trouxe coentros fresquinhos, cheirosos do campo. Miguei-os, e fiz uma sopa de aromas.
Estava boa, mas amanhã volto ao mercado.

(mais sobre beldroegas)

(e o arranjinho económico que o Crato fez da avaliação de professores, ãh? afinal o ‘bicho’ sabe fazer política e até como qualquer político borra-botas que se preze, gosta de agradar a todos; Mas ó Crato, o pessoal seja velho, novo ou assim-assim, tem de ser todo avaliado, meu! Ser avaliado é um privilégio, pá!)

Diga-me...

