Tomates

Nunca vi tanta Tourada na minha vida como desde que os meus filhos se tornaram gente e sem eu perceber como, se transformaram em verdadeiros aficionados pelo desporto, arte, festa ou guerrilha na arena, pois qualquer um destes adjectivos lhe assenta muito bem.
Ficam os dois paralisados perante as imagens de um toureio televisivo ou chateiam-me até à quinta casa para os levar à arena, onde juntos, ficam numa excitação contida a trocar comentários dignos de apreciadores ajuizados na matéria.
Eu, que nunca tinha ligado aquele colorido, pintado precisamente com as cores da nossa bandeira: o vermelho de sangue, o verde das campinas e o amarelo da arena, inaugurei-me na descoberta da beleza e elegância dos cavalos lusitanos, árabes ou mestiços, da mestria, audácia e destreza, dos maravilhosos cavaleiros portugueses, e da tremenda coragem e loucura dos forcados da nação. Sinceramente, quando olho aqueles rapazes forcados, os vejo a saltarem para a arena, indefesos, se endireitarem numa fila indiana, ordenados, o Cabo tomar a dianteira e enfiar o barrete verde de campino, humilde, pôr-se a chamar o touro, touro lindo, ameaçar uma correria para o bicho, valente, receber de fronte um impacto de morte, arrebatado, segurar-se-lhe nos cornos a dar cabriolas e saculões, imprudente, ser cercado pelos companheiros num ardor animal, garanhões, soltarem-se do bicho e respirarem vitória, penso sempre, que aquilo só é possível se estiverem munidos de um grandessíssimo par de tomates, coisa que considero linda e prestimosa num homem.

Realmente, nós portugueses somos um povo tremendo, de bons e maus hábitos com certeza, mas com umas idiossincrasias que mais ninguém tem. E ainda bem!

Estou a lembrar-me até, que fiz hoje uma salada de orelha de porco, com cebola nova picadinha, salsa e coentros em tirinhas, e temperada com umas pedras de sal grosso, azeite e vinagre de vinho tinto. Deliciosa.

Á Nossa!

Diga-me...

