Mando-lhe dentro desta carta uma folha de rosa

Lisboa 27 de Novembro 1966

Querido Francisco
Faz hoje 20 anos do nosso casamento! É inacreditável que tenha passado tanto tempo, sem que nada tenha envelhecido através de todas as lutas, alegrias e problemas a unidade teceu o seu caminho.
Amanhã volto a vê-lo por detrás do vidro. Ao fim de 20 anos de casamento voltamos ao namoro de janela.
(…)
Estou calma e feliz por ter casado consigo há 20 anos, na Igreja de Lordelo, ao meio-dia e meia hora.
Por ti deixei meu reino meu segredo Minha pérola redonda e seu oriente E aprendi a viver em pleno vento
Um beijo

Sophia

Mando-lhe dentro desta carta uma folha de rosa. Guarde-a dentro da Bíblia que lhe mandei. É duma das rosas que me mandaram

(in carta de Sophia de Mello Breyner ao marido Francisco Sousa Tavares, preso em Caxias)

Diga-me...

