Caos Calmo

Fui ver o Moretti. O Nanni Moretti. Vim enlevada, na sonoridade das palavras italianas. Todo o filme só é bom porque é falado em italiano. E eles falam muito “Graças a Deus”! Que pecado seria se fosse um filme somente de olhares e busca de sentimentos e sensações por parte do espectador.
Os italianos têm mais duas coisas que me esmagam: são demasiado bonitos e vestem-se bem, têm gosto! São expressivos de olhos e bocas, barbas e cabelos e depois usam uns sapatos com um corte único, italiano, uns casacos ou gabardines, mesmo com aspecto usado têm um design, uma elegância sem marca igual.
O filme do Nanni, tem um título muito bom: Caos Calmo. Quando comprei o bilhete não o compreendi. Depois a história desenrola-se, a morte da mulher, um casamento que parecia bem formatado mas que depois se percebe que já estava era bem armadilhado por ambos os intervenientes, uma filha pequena, o funeral. O Moretti, que é o viúvo vive a perda numa calma exemplar, no entanto nunca mais vai ser a mesma pessoa que era antes da morte. Nem poderia ser mais, digo eu. A perda, ofereceu-lhe o Caos, que é algo com que se explicam sistemas demasiadamente complexos e dinâmicos, mas ele permanece Calmo.
Quando descobri isto a meio do filme deu-me vontade de rir. Como conhecia bem aquele estado e porque raio, nunca me tinha lembrado de uma definição tão brilhante? Bem, para além do italiano, do linguajar italiano, dos saltos dos sapatos das mulheres, do corte das calças e casacos dos homens e das suas barbas, o filme deu-nos, melhor o filme deu-me uma cena de sexo que o Moretti viveu e prolongou, porque ele é também o realizador, que afinal eu também vivi. E não é que me deu novamente vontade de rir e desta vez de lhe dizer: caramba Nanni eu já entrei em cena da mesma forma que ela entrou, e já fui agarrada com as ganas com que tu simulaste que a agarravas, e já usei aquelas meias pretas de acesso rápido às cuecas, já mordi o lábio e fiz os esgares de dor com os olhos franzidos como mandaste fazer à actriz que fez de tua amante e usei, (usamos) o silêncio como barulho de fundo de todo o encontro!
No final e com uma certa dolência, fiquei consciente da minha, afinal, falta de originalidade.
Aparece-nos no final o Roman Polanski a fazer de velho de 70 anos poderoso e obviamente bem vestido. Este tipo que em novo tinha uma cara larga de operário polaco está agora fabuloso e com uma sensualidade assombrosa no andar. Fica a foto do homem. Definitivamente passei a gostar de homens de idade avançada, na escala dos humanos.

 

http://www.imdb.com/media/rm3802896640/nm0000591

 

http://www.guardian.co.uk/film/video/2008/oct/24/nanni-moretti

2 thoughts on “Caos Calmo

  1. A net tem destas coisas;anda-se por aqui e encontra-se sempre algo (interessante ou nem tanto). Despertou-me a curiosidade esta crítica, e posto que também vi o filme,fica-se abismado com o que deixa marca nos espectadores. Perdoe-me, mas numa obra tão intensa só lhe ficaram retidos “os estilos das figuras”, as “figuras de estilo” e a cena de sexo? Porque a vivenciou? Um pouco vulgar, não? Já em Itália a Igreja condenou o filme, porque só reparou (pelos vistos) na mesma cena.É pena que o essencial passe ao lado. Temos pena…

  2. Sabe Miguel, quando se viveu na 1ª pessoa o Caos Calmo do Nanni Moretti (no meu caso pela morte do meu marido), as intensidades ficcionadas no filme têm um valor relativo, além de que me foi fácil ver os “buracos” do filme….mas seja benvinda a sua opinião e a sua visita!
    e sim, o sexo do Moretti fez-me recordar as minhas vivências, que por serem minhas achava-as exclusivas, afinal não são, como é normal! :-)

Diga-me...

